top of page
  • Foto do escritorForgotten Subs

Significado das siglas nos vídeos da internet



Quem nunca se perguntou o que significa todas aquelas siglas e números nos vídeos quando vamos baixar um filme ou série de TV? Qual deles tem a melhor qualidade? Como saber qual release baixar? Os veteranos até já sabem o que a maioria significa, mas muito novato nesse mundo torrent fica se perguntando o quê é o quê e para que serve cada um.


Muita gente acaba baixando vídeo de um filme, por exemplo, crente que tem uma qualidade "assistível" e quando começa a rodar as imagens percebe que foi gravado pela câmera de um celular por alguém que estava no cinema. E quando você começa a baixar aquele episódio da sua preferida e de repente, quando a legenda sai você percebe que o nome é completamente diferente daquele que você baixo. O que fazer? Calma! Vou desvendar agora para vocês o que significa cada coisinha nos vídeos baixados na internet. Começando

a explicar o que esse tal de "release" que tanta gente fala.


Antes de tentar entender o que significa cada sigla dos vídeos na web é necessário primeiro saber o básico dos básicos. Vamos aos principais termos usados na internet em relação aos vídeos


O Básico dos Básicos


RELEASE


A palavra release vem do inglês e quando usada como substantivo, significa liberação ou lançamento. Pode ser relativa a um lançamento físico ou virtual. Ou seja, quando um produto, notícia/comunicado e música/vídeo são lançados, dizemos que ocorreu um release daquela coisa. Na Comunicação, quando uma empresa, jornal ou assessoria divulga uma nota/comunicado, dizemos que eles soltaram um press release, ou seja, um comunicado de imprensa. Quando estamos aguardando um produto ser lançado ou um vídeo liberado, por exemplo, as empresas nos dão uma release date, que nada mais é do que a data de lançamento. Então agora já sabem, quando virem uma equipe de legender dizendo que está aguardando o release, eles estão apenas aguardando a liberação do vídeo.


RIP/RIPAGEM


Ripar é um jargão oriundo da palavra inglesa Ripper. Ela tem vários significados em sua forma original, mas web ficou mais associada ao ato de extrair faixas de áudio ou vídeo de algum lugar: TV, DVD etc. Então quando você ver um vídeo com o termo RIP, não quer dizer que ele morreu e o significado dele é "descanse em paz" em inglês, apenas informa que ele foi extraído de algum lugar. A palavra ripper vem de estripar, cortar, extrair, por isso, ela ficou conhecida mundialmente por conta do assassinato britânico Jack, O Estripador (Jack, The Ripper). Na década de 90 o termo se tornou popular na internet quando os programas usados para salvar coisas em um CD ou DVD usando o termo ripper para tal execução de tarefa, o que nada mais era que diminuir um arquivo para que coubesse no CD ou DVD. Então quando você ver o termo RIP, ripadores, ripagem e seus derivados, nada mais é do que extraído, aqueles que extraíram, aquilo que foi extraído.


CC (Close Caption)


Essa é a sigla que, nós legenders, usamos mais internamente, mas que alguns de vocês já ouviram falar. Não, ela não significa uma cópia de e-mail para alguém. O CC é bem simples de entender e vocês até vão rir e se assustar quando souberem o que significa e que nem sabia antes: nada mais é que Closed Caption ou legenda oculta. É um sistema usado na maioria das TVs modernas para captar as falas do programa e transformá-las em legendas para que os deficientes auditivos possam acompanhar também. Ou seja, quando um legender diz para você que está aguardando o release da CC, na verdade estamos esperando a legenda na língua original ser lançada, aquela que foi captada na TV. Algumas pessoas não sabem, mas são pouquíssimas pessoas que conseguem traduzir uma legenda de áudio, 99% das legendas pt-br são feitas a partir de CC, por isso, muitas vezes demoram a sair.



Exemplo de CC (Close Caption)

 

Agora vamos mergulhar um pouco mais fundo no mundo dessas siglas...


Outras Siglas de Vídeos


Usadas nos Releases de Filmes


CAM


São os vídeo feitos com uma câmera de vídeo digital, muitas vezes até com celular. São grupos de pessoas que vão aos cinemas e gravam tudo, quase sempre nas pré-estreias, onde o controle de segurança é mais relaxado. A qualidade é bem ruim, incluindo o áudio, já que é feito com o microfone embutido da câmera.


TS / TeleSync


É um sistema muito parecido com o CAM, porém a captação de áudio é externa. Quase sempre é feita de dentro da cabine de projeção ou com o cinema vazio. São usados equipamentos de filmagem profissionais o que melhora, e muito, a imagem e o som, mas ainda sim, com uma qualidade baixa.


R5


Essa é um formato específico de DVD da região 5, que engloba Ucrânia, Bielorrússia, Rússia, parte da África, Centro e Sul Asiático, Afeganistão, Mongólia e Coreia do Norte. O formato surgiu como um esforço para competir com a pirataria eminente nesses países. A indústria decidiu criar um formato que fosse mais rápido e barato que os tradicionais DVDs. Os R5 são transferidos diretamente de um tele cine sem qualquer tipo de processamento de imagem, permitindo que os filmes cheguem mais rápidos às lojas, quase ao mesmo tempo que o DVD tradicional. Alguns são lançados sem áudio em inglês, exigindo que grupos de pirataria busquem áudios em outras fontes. Quando isso ocorre o release vem com uma descrição extra, chamada LINE, para diferenciar daqueles que possuem o áudio original.


TC / TeleCine


O TC, ou TeleCine, é equipamento raro e caro. É uma máquina que copia filmes do rolos feitos para projeção nos cinemas para o sistema digital. Som e imagem são de boa qualidade, mas por ser um equipamento muito caro é difícil encontrar essas versões.


SCR / SCREENER


O sistema de SCR é usado internamente pelas produtoras. Geralmente são gravados em fitas VHS e são usadas para fins promocionais. As empresas enviam para distribuidores e imprensa antes do lançamento. Como é um item de promoção, sempre existem material informativo que é exibido durante um tempo na tela. Algumas produtoras, inclusive, distribuem versões em preto e branco para evitar cópias ilegais.


DVDscr / DVD-SCREENER


É o mesmo material do SCR, porém, o DVDscr é em formato digital. A qualidade é idêntica de um DVD comum, mas assim como o SCR VHS, contém material informativo na tela e tem também versões em preto e branco. A versão digital é normalmente enviada para a imprensa no período de pré-lançamento. do filme.


DVD-Rip


Já descobrimos lá em cima que RIP é quando alguém extraí alguma parte de alguma coisa. Então, o DVD-Rip nada mais é que extrair o vídeo direto do DVD final oficial. Alguns podem conter versão do diretor, mas é mais difícil de encontrar assim.


WP / WORKPRINT


O Workprint, ou WP, nada mais é que uma cópia do filme que ainda não foi finalizada. Essas versões terão cenas incompletas e poderão ter variação na qualidade do vídeo e do áudio. Além disso poderá conter cenas extras que não foram para versão oficial, pois foram cortadas na edição. Alguns colecionadores gostam de ter essas versões justamente por conta das cenas diferenciadas da edição final do filme.


STV


As versões STV são aquelas ripadas de DVDs que nunca chegaram aos cinemas. Quase sempre foram versões feitas diretamente para TVs, os chamados Tele Filmes, e que tem sua distribuição direta para venda.


BRRip / BDRip


Ambas são versões ripadas diretamente do Blu-Ray. Aquele BR não tem nada a ver com o nosso país e sim são as inicias de B = Blu e R = Ray. Já o BD vem de B = Blu-Ray e mais o de D = Disc. Por terem melhor qualidade, são os arquivos que costumam demorar mais para baixar, pois são os mais pesados.


Subbed / UnRATED / UnSUBBED


A versões sinalizadas com Subbed são aquelas ripadas diretamente com legenda. Na maioria das vezes, essas legendas vem em chinês. Já as versões UnRATED são aquelas versões sem cortes. Alguns países proíbem determinadas cenas de alguns filmes. A versão rateada é aquela que inclui todas as cenas, inclusive as deletadas/censuradas. Já as versões UnSUBBED é quando a equipe de ripagem sobe primeiro um filme com legenda e só depois conseguem a versão limpa e colocam no ar.


SyncFIX


O SyncFIX pode aparecer tanto nos releases de filmes como de séries de TV. São versões que consertam erros anteriores de sincronia entre o áudio e o vídeo.




Usadas nos Releases de Séries e Programas de TV



TV-Rip


É o sistema de ripagem direto da TV. Essas captações são feitas usando caixas digitais de transmissão a cabo ou por satélite. Algumas versões são classificadas PRE-AIR, essas são alimentações de satélite que emitidas direto para emissoras de TV, alguns dias antes da exibição. Quase sempre, essas versões são aquelas "vazadas" antes do episódio ir ao ar no dia determinado pela emissora. Todas as versões são capturadas em formato MPEG ou AVI, algumas acabam sendo convertidas em VCD/SVCD/DivX/XviD.


iNTERNAL


Como diz o nome, é um release interno. Os grupos de ripagem fazem essas versões por diversas razões. Às vezes o vídeo tem uma qualidade baixa, problemas na sincronização, cortes ou falhas. Para não "sujar" a reputação do grupo, eles liberam somente entre os membros. Porém, às vezes, essas versões acabam caindo na rede.


RECODE


Um RECODE é quando a versão vem com algum problema na cor, sincronização ou com legendas embutidas e eles utilizando programas específicos para consertar esses erros e enviam novamente uma versão corrigida e sem erros.


RePack


Quando um grupo de ripagem envia algum release ruim e depois consertam esse erro, eles enviam para rede ele com o nome de RePack, que nada mais é que reenviado.


NUKADO / NUKE


Essa palavrinha você com certeza já ouviu falar e muito pelo mundo dos viciados em séries. Um release NUKADO é quando ele é banido do grupo por diversos motivos: qualidade de áudio ou vídeo ruim, pedaços tremidos em determinados trechos, partes faltantes, tela preta etc. Quando um grupo de ripagem lança muitos releases com NUKE, eles entram no chamado NUKE GLOBAL, onde podem perder créditos e credibilidade. Sempre que for baixar um release, seja de filme ou série, verifiquei se não tem nenhum comentário sobre a versão ser um NUKE, pois ela pode ter sido banida do loca, por má qualidade, por exemplo.


PROPER


As versões PROPER são aquelas que foram reenviadas, pois a primeira remessa de envio estava nukada, ou seja, com algum defeito reportado por aquelas pessoas baixaram. Os motivos para o reenvio podem ser diversos. Desde som fora de sincronia até tela muito pequena. Por isso, outro grupo lança os filmes ou séries com o defeito corrigido. O RePack é um reenvio feito pelo mesmo grupo de ripagem, já o PROPER é quando um grupo sobe a versão corrigida de um grupo diferente.


WEB-DL / WEBrip


As versões WEB-DL são aquelas que foram ripadas diretamente de serviços de distribuição online, como a Amazon e o iTunes, por exemplo. São de ótima qualidade e costumam vir com a marca d'água das emissoras impressas na tela. O termo nada mais é que "web download". Já a versão WEBRip são aquelas que foram feitas a partir de uma transmissão da internet por streaming. Isso ocorre muito com séries e filmes da Netflix, Amazon Prime e da Hulu. A qualidade é similar ao WEB-DL, mas como a versão WEBRip é feita através da gravação de uma transmissão "ao vivo" (por streaming), a qualidade final do vídeo vai depender da boa conexão do ripador.


SDTV / HDTV


São as siglas dos padrões de transmissão de cada TV. Quando um release tiver a sigla SDTVsignifica que ele foi extraído de uma televisão com definição padrão (Standard Definition = SD). Se a qualidade da televisão for de alta definição (High Definition = HD), o release será classificado como HDTV. É mais que óbvio que as versões HDTV tem qualidade melhor que as SDTV.


AFG / KILLERS / SVA / DIMENSION / W4F / NTb / TBS / MeGusta etc


Essas siglas que costumamos ver no final dos releases são referentes às equipes de ripagem. Cada uma tem um nome e uma sigla para se representar. Algumas costumam subir releases de melhor qualidade que outras. Por exemplo, a equipe KILLERS tem releases melhores que a LOL e a FUM. Assim como a DIMENSION é melhor que a SVA. Quase sempre as equipes que costumam ter o número mais alto de downloads são aquelas que sobem arquivos mais leves, por isso, acabam sendo a que tem mais facilidade em baixar, mas isso não quer dizer, que necessariamente, a qualidade será maior.


No caso da SVA, e as antigas FUM e LOL, a qualidade é bem mais inferior que a KILLERS, DIMENSION, NTb e MeGusta, que costumam liberar releases com velocidade maiores (720 e 1080), ou seja, qualidade melhor. Mas os releases das outras equipes não são necessariamente ruins, mas costumam ter mais versões PROPER, pois sobem qualquer coisa e nem sempre é de qualidade e acabam sendo repostadas por outras equipes. Na hora de baixar, na verdade, tudo será uma questão de preferência pessoal. Você escolhe aquela que preferir.


As versões WEB são quase sempre distribuídas pelos ripadores do site RARBG, em sua maioria já vem com a legenda original, a CC, inclusa no arquivo baixado. Já as outras equipes, lançam somente os releases dos vídeos e os CC são enviados por outra turma de ripagem especializada em legendas.


Quase sempre, as legendas de versões comuns passam por uma revisão antes de serem publicadas. Já as WEB vem com todos os erros do Close Caption, incluindo a escrita literal dos sons do vídeo (lembrando que o CC é captação literal do que ocorre em cena para os deficientes auditivos, incluindo sons comuns como: porta batendo, celular tocando etc), o que faz os releases WEB demorarem mais a serem traduzidos, pois precisam de muito mais tempo para correções e remoções de descrição sonora.


 

Agora é só você escolher onde quer baixar suas legendas e se divertir!

Espero que tenham gostado!

Beijim


657 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page